Powered By Blogger

Marcadores

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O MEDO DO NOVO



 Porque será que  as pessoas encaram O NOVO com tanto receio e medo?

É aí que se encaixa o termo Xenofobia, que quer dizer medo/ aversão ao novo, ao diferente. É uma pena que muita coisa ainda seja encarada de maneira preconceituosa. É que as pessoas vêem as coisas novas e diferentes e já idealizam um conceito e uma  repreensão sem nem bem procurar conhecer de fato o que se "critica".

Cada  povo possui sua cultura e cada indivíduo sua identidade cultural. Não se pode interferir nisso e nem se deve criticar tal estilo por achar diferente e "estranho". Isso é preconceito, afinal o que é estranho para alguém, é o mais natural e comum para outro. Para que se possa criticar algo, você precisa necessariamente conhecer o objeto que se está criticando, não é mesmo? Então porque  criticar sem  entender e sem conhecer a ideologia que gira em torno desse tal "diferente" que se fala?

Saber respeitar as diferenças faz a diferença.

Se você não gosta de determinado tipo de música, é um direito seu, mas quem gosta tem o direito de gostar também. Prefiro não gostar sabendo o motivo e mesmo assim não criticando quem gosta, pois se alguém gosta gosta por motivos pessoais. Não tenho a obrigação de gostar, mas tenho o dever de respeitar quem gosta.

Ter medo do novo e ser avesso à tudo que não é comum para si, é tornar-se etnocêntrico. "


Somos todos iguais em direitos e cidadania e essa igualdade defende nossas diferenças" 

2 comentários:

  1. O medo do novo é reflexo também de nossa insegurança.
    De fato ninguem sabe lidar com o desconhecido. Existe na verdade um processo de aprendizado, mas para que este processo se dê por completo é preciso estar aberto á essa experiencia.
    Então vamos com calma: o medo do novo nao é necessariamente xenofobico,porem, o preconceito com o novo , pode sim ser configurado nessa definição!
    Muito linda a imagem e bem direto o teu texto!
    parabens!
    kusse* e até a proxima!
    p.s: lindo background =)

    ResponderExcluir
  2. Oi MIchele, obrigada!!!
    O novo muito assusta as pessoas e algumas lidam com isso de forma absurda porque nem sabem na íntegra do que se trata tal novidade... dai que vem o preconceito!

    ResponderExcluir