Powered By Blogger

Marcadores

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ai que dor...É DTM (Desvio Temporomandibular)!!!




Eu tenho problemas de DTM




Há um ano e meio descobri que a minha mandíbula era meio estranha. Ela estalava, sabe? Estalava de uma forma engraçada e até que nem doía tanto... Daí fiz uma consulta e teria que usar um aparelho e fazer um tratamento caro e longo, mas eu relaxei e passei quase um ano sem nem ligar para o assunto que me incomodava só um pouco. É, mas o tempo foi passando e hoje percebo que o que estalava, já não estala e nem faz mais zoada alguma. E não pense que eu fiquei boa não, pelo contrário, eu piorei, e piorei muito!!! E agora dói até demais!!!


Quando fiz a minha primeira consulta com a fonoaudióloga, logo ela detectou o problema e disse: " Meu Deus... Menina, você tem que fazer tratamento urgente, você não consegue articular as palavras direito e deve ter uma mastigação péssima, que pode gerar sérios danos à sua saúde e você terá que usar aparelho....e tal tal tal..." Me assustou bonito!!!


1,2,3.... AÇÃO!!!


Voltei ao consultório agora, só agora:  um ano depois de ter ido pela primeira vez e a minha especialista em dor orofacial examinou , abriu minha boca daqui, dalí, massageou... Ai! Como doeu! Ela explicou que o disco que ajuda a movimetar a madíbula está gasto, logo ele não está mais "estalando", ele foi e não voltou mais... entende? Está parado e dificultando cada vez mais a movimentação. Você sabe o que isso significa dizer? É, agora são só dores e mais dores... Falar, comer, bocejar, seja qualquer esforço, já não me é mais permitido com tanta facilidade.


Resultado: TRATAMENTO URGENTE  E OBRIGATÓRIO, PARA NÃO CORRER RISCOS DE FICAR SEM DENTES!!!


Pra começar fui fazer a documentação ortodôntica. Raio-X daqui, raio-X dali. Panorâmica especial da ATM e aquele molde horrível com uma massa gelada que abriu minha boca excedendo os meus limites. Ai, que dor!


Depois voltei e levei a documentação para ela analisar e ela me explicou que  irei usar um aparelho móvel e muitas sessões de fisioterapia e outras especialidades feitas por ela para normalizar a minha mandíbula..tadinha!!!






 Posteriormente irei arrancar os quatro terceiros molares ("siso"), pois no momento não tenho condição alguma de extraí-los sem poder abrir a boca direito. Depois que estiver tudo "normal", irei usar o aparelho fixo , para colocar cada dente no seu devido lugar. Eles estão muito indisciplinados!!!


 Enfim, na segunda-feira colocarei o aparelho móvel e faço a primeira sessão...volto aqui para contar! Quanto sacrifício!





Um comentário:

  1. nosssaaaa q dor vc deve tá sentindo . . .
    O mais importante é a capacidade de mesmo sofrendo passar por mais dor pra ter um resultado desejado no final.
    Pois no final, tudo é pra acabar Bem

    ResponderExcluir